pastor alemão

 

Essa raça canina é extremamente ágil e muito inteligente, eles são fáceis de treinar para ser policiais, pois hoje em dia são os maiores ajudantes de polícias em casos de drogas, pois eles já fizeram excelentes trabalhos em procurar rastros de drogas escondidas, não é atoa que eles são uma das raças mais inteligentes de todas, eles são bastante dóceis, mas se você irritar, agredir a seu filhote, ele pode ser fatal, pois além de agilidade e inteligência ele pode ser muito forte.

Os cães da raça tem em média de 60 a 70 cm de altura, eles possuem orelhas de tamanho médio apontada para cima, o focinho é bastante pontudo por isso é tão bom em rastrear drogas em casos policiais, são bastante peludos, a cores mais comuns da raça são preto e bege, eles quanto pequenos são os preferidos da criançada, pois eles são muito fofos nessa fase.

Muitos dessa raça são adestradas para serem cães de guarda, pois eles são ágeis, inteligentes e fortes, ele tem muita facilidade para compreender os movimentos de seu adestrador, ele também é uma excelente companhia para as pessoas que moram sozinhas, quando por exemplo estão invadindo sua casa se você tiver um pastor alemão ninguém te tocará um dedo, pois não seria tão louco, e também ele tem um latido prolongado que te avisa que algo está errado.

      

 

Dicas sobre alimentação do Pastor Alemão

A alimentação é a principal fonte de energia e vitalidade para os cães. Desde filhote o cão deve comer uma ração balanceada, em quantidades proporcionais para que ele mantenha o peso e o ganho de nutrientes ideais.

Quando adquirimos um filhote, devemos levar uma quantidade da ração com a qual o animal se alimentava. Caso haja intenção de mudar de marca de ração, devemos faze-lá de forma gradual, durante cinco a sete dias, para que o animal não tenha diarréia ou não aceite o novo alimento.  A quantidade ideal para um filhote vem informada na embalagem de cada ração, e esse alimento deve ser dividido em três a quatro porções, fornecidas ao longe do dia, até que o filhote complete seis meses.

Não forneça leite, pão ou outros tipos de alimentos humanos ao filhote. Isso prejudica a alimentação do cão, podendo causar diarréia, vômitos e uma absorção deficitária de nutrientes. O filhote passa por um processo de desmane controlado, estando totalmente adaptado a se alimentar com ração seca.

Devemos sempre fornecer uma ração de qualidade, com nutrientes balanceados o que evita gastos desnecessários com suplementos alimentares.  A ração que usamos e recomendamos é a Pro Plan (adulto e filhote), onde obtemos excelentes resultados de desenvolvimento e ganho de massa muscular.

Após o animal completar os seis meses, devemos manter a ração para filhotes, mas que pode ser fornecida duas vezes ao dia, dando preferência aos períodos mais frescos do dia.  Devemos manter um controle do peso do animal em sua fase de crescimento, o que ajuda a manter uma nutrição correta e com dosagens ideais de ração.   Em casos onde o animal esta com dificuldade de ganho de peso, podemos abrir mão do uso de suplementos vitamínicos e minerais, sempre com a recomendação e supervisão de um Médico Veterinário de sua escolha.

Alguns animais, principalmente na fase de crescimento, apresentam falta de apetite ou desinteresse pela alimentação.  Para evitar que o animal não ganhe peso adequadamente, devemos estimulá-lo a se alimentar. A realização de exercícios físicos todos os dias aumenta o metabolismo do animal, aumentando o seu apetite.  A troca de ração também pode estimular o animal a se alimentar, alterando a sua palatabilidade.

Devemos manter a alimentação para filhote até a idade entre 16 e 18 meses. Essa idade é quando o animal atinge sua formação completa, estando pronto para receber uma ração de manutenção.

A ração de manutenção (ração adulta) deve ser fornecida ao animal duas vezes ao dia. Nos casos onde o animal é alimentado apenas uma vez ao dia, NUNCA brinque ou jogue bola com o seu cão após a refeição. Isso pode ocasionar uma torção gástrica no animal devido ao excesso de comida no estômago, podendo levar o animal a óbito se não socorrido com rapidez.  Por isso sempre recomendamos a alimentação em duas etapas, mais segura e mais saudável para seu cão.

Mantenha sempre seu animal dentro do peso ideal, evitando excesso ou déficit de peso (Para saber o peso ideal do seu cão, consulte nossa tabela de pesos).  Animais acima do peso ou muito obesos podem apresentar distúrbios respiratórios, endócrinos, articulares, dificuldade de mobilidade, entre outros, além de apresentar sedentarismo, que pode acarretar em problemas cardíacos. 

A alimentação correta é um dos segredos par ter um Pastor Alemão com uma pelagem bonita e saudável, pois, a alimentação influencia diretamente na qualidade do pêlo dos cães.  

 

Vacinação e Desvermifugação do Pastor Alemão

Os filhotes recebem logo nas primeiras horas de vida, através do leite materno, as principais defesas do organismo contra as mais diversas doenças. Essa imunidade já vem da mãe pronta para atuar, sem que haja necessidade do animal criar anticorpos para se defender. Essa imunidade é chamada de passiva, ou seja, quando o animal parar de recebê-las, não terá reservas para se proteger.

Para evitar que os filhotes contraiam infecções de alto risco para sua saúde, devemos instituir um protocolo de vacinação, o qual criará uma imunidade ativa para que o próprio filhote possa se defender.  Para isso, utilizamos em nosso canil o seguinte protocolo.

Entre o 50° e 55° dia de vida, devemos fazer a primeira dose da vacina óctupla (V 8), para iniciarmos o processo de imunização do filhote. Essa primeira dose, em nosso canil, é feita por nós e o proprietário leva juntamente com o filhote o certificado de vacinação.  Essa vacina combate as principais afecções virais (parvovirose, cinomose, hepatite, adenovírus tipo 2, parainfluenza e coronavirose) mais a leptospirose que podem acometer os cães, principalmente na fase de desenvolvimento. O animal deve receber mais dois reforços da vacina V 8, trinta  e sessenta dias após a primeira dose.  Além dessa vacina, o filhote deve receber a vacina anti-rábica, aos seis meses de idade.

Existem ainda vacinas contra outras infecções como a giardíase, porém a sua eficiência é muito discutida, ainda não sendo comprovada a sua eficácia em 100% dos animais tratados. A vacina contra a tosse dos canis (bordetella bronchisepttica) ou contra o vírus da parainfluenza tipo 2 devem ser aplicadas em animais que vivem em colônias (canis) ou em áreas com grande número de casos da doença. Nos casos onde se optar pela vacinação conta a tosse dos canis ou parainfluenza tipo 2, também devem ser realizadas três doses, com intervalo de trinta dias entre as doses.  

Todas as vacinas que forem aplicadas nos animais quando filhotes devem receber um reforço anual, na data de vencimento da última dose aplicada quando filhote. Seguindo esse protocolo, seu filhote ficará protegido por toda vida.

A desvermifugação deve ser realizada em várias etapas, para que o filhote fique livre de todos os parasitos internos do trato gastrointestinal.  Aos vinte e cinco dias de idade, nossos filhotes recebem uma dosagem de anti-helmíntico comercial, próprio para filhotes, (Drontal® Puppy, por exemplo) por cinco dias consecutivos. Esse mesmo protocolo deve ser refeito aos 50 dias de idade.

Uma nova desvermifugação deve ser realizada aos 75 dias de idade, também com um anti-helmíntico comercial (Panacur®, por exemplo), durante três dias consecutivos.  Depois de realizada a desvermifugação inicial, o filhote ainda deve receber uma nova dosagem de anti-helmíntico aos quatro e aos seis meses de idade, ficando assim com o ciclo inicial de vermifugação completo.

O animal deve ser desvermifugado a cada seis meses, após o ciclo inicial para mantê-lo protegido.  

Realizar o ciclo completo de desvermifugação é muito importante, pois, quando o animal esta parasitado, ele compete pelo alimento com os vermes, o que muitas vezes causa perda de peso, emagrecimento, falta de vitaminas e mineiras essenciais para o desenvolvimento do filhote, dificuldade de crescimento e em alguns casos anemia, diarréia e atrofia intestinal.

Filhotes são mais susceptíveis a infecções por parasitas intestinais devido seus hábitos. Muitas vezes o filhote derruba a comida no chão, coloca as patas dentro do próprio recipiente de água, carreando os parasitos que possam estar no ambiente para dentro do seu próprio organismo.

 

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Crie um site grátis Webnode